O sonho de ter um diploma no ensino superior público no Brasil é totalmente possível. Cada vez mais os alunos do ensino médio chegam preparados para a carreira universitária. Contudo, há cinco passos a serem seguidos para garantir o ingresso em uma universidade federal. Saiba mais!

Cursar uma universidade pública ou particular?

Quem nasceu na década de 90 quase não tinha opção se realmente não viesse de família rica. As universidades públicas eram a única pedida para quem não podia custear os estudos do ensino superior. As instituições particulares chegavam a cobrar mais de dois salários mínimos por mensalidade, o que era inviável para algumas famílias.

Atualmente o cenário mudou. A enorme oferta de universidades e faculdades privadas fez o valor da mensalidade cair bastante de preço, tornando-se uma opção viável para muitos concluintes do ensino médio. As públicas também melhoraram e greves são raras, deixando o aluno em dúvida.

Um dos pontos diferenciais das universidades públicas é ainda serem referência no ensino. Muitas são bem conceituadas no mercado, com excelente corpo docente e estudos publicados. Já os particulares ainda estão crescendo em nome e fama. Vale avaliar com calma as duas moedas antes de tomar a escolha certa.

Os cinco passos para quem quer entrar em uma universidade pública

Se a opção foi por estudar em universidade pública, há cinco passos a serem seguidos de extrema importância para alcançar o intento. São eles:

Estudar e fazer a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como o Enem, já foi uma prova para ajudar os estudantes a medir a qualidade do ensino no Brasil. Hoje a avaliação do MEC conta como vestibular e é obrigatória para programas sociais. A prova é anual. Estudante de escola pública não paga a inscrição.

Fazer a inscrição no Sisu

O Sisu 2022 é a plataforma digital unificada a qual as universidades públicas e faculdades oferecem suas vagas para alunos que realizaram a prova do Enem. As inscrições do Sisu 2022 iniciam sempre após as notas do Exame Nacional do Ensino Médio serem divulgadas.

Ter uma excelente nota no Enem

O vestibular foi substituindo pelo Enem nas universidades públicas, mas o sistema de concorrência continua. As melhores notas são as primeiras a ocupar vagas.

E alguns cursos são realmente concorridos como medicina, direito, jornalismo, dentre outros. Vale uma olhada na concorrência no ano anterior para ajudar a orientar a seleção do curso pretendido.

Não tirar zero na redação do Enem

A nota do Enem para concorrer a uma vaga no sistema público de Ensino Superior pode ser baixa em conhecimentos gerais, mas nota zero em redação não é permitido. Com isso o aluno é desclassificado e não pode concorrer a uma vaga.

Planejar-se nos estudos

A concorrência está ficando cada vez maior quando se trata do ensino público. Vale uma preparação antecipada e quanto anos o aluno sair na frente melhor. É necessário fazer simulados, provas anteriores e cobrir todo o conteúdo programático ou a maior parte de assuntos possível. Revisar e treinar redação são pontos essenciais.