O tão famoso “Like” no Facebook tem sido tradicionalmente uma maneira divertida e rápida para responder a um post, mas a verdade é que nem sempre é apropriado “dar like” de certas publicações – por exemplo, a notícia da morte de um animal de estimação ou um post sobre o aquecimento global.
Felizmente, a partir de hoje, essa situação mudará! A rede social acaba de anunciar uma nova funcionalidade chamada Reactions, que é essencialmente uma extensão do botão Like. Agora, além do sinal de positivo que estamos todos familiarizados, há “Amor”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Irritado”. Amor é representada por um símbolo do coração, enquanto os outros são emojis.
Para usá-los, basta pressionar e segurar o botão Reações, selecionar qual você quer, e soltar. Se o post possui uma enorme quantidade de diferentes reações a ele, você verá um resumo dos três ícones de reação mais frequente. A pessoa que ganhá-los receberá notificações dizendo que alguém “reagiu” na publicação.
“As pessoas vêm para Facebook compartilhar todos os tipos de coisas”
Sammi Krug, o gerente e criador da nova ideia, conta como se deu o processo: “Nós tivemos grandes feedbacks dos usuários que não havia uma maneira fácil de expressar empatia por esses diferentes tipos de mensagens.”
Zuckerberg ouviu o feedback dos usuário e contratou pessoas para trabalharem em uma solução, há cerca de um ano. A partir daí, a equipe fez uma tonelada de investigações – desde a realização de pesquisas para análise dos emojis mais populares – para descobrir exatamente o que as reações acrescentariam. Então o Facebook, começou a testá-los.
“Nós queríamos que essas reações pudessem ser entendidas globalmente.” Essa é uma das razões para Reações está sendo lançanda com apenas cinco ícones adicionais. A reação de “amor”está sendo a mais popular de todas as novas reações(O botão Like, no entanto, ainda reina).
Reações vai rolar globalmente a partir de hoje em iOS, Android, desktop, bem como o browser do celular. Você vai começar a ver a mudança ocorrer ao longo dos próximos dois dias, embora você precise atualizar o aplicativo para obter o recurso.
“E por que não há um botão de “não gostar”? “Teria sido muito binário”, diz Krug. “Desta forma, porém, você terá mais maneiras de se expressar. Esse é o objetivo.”